ENERGIA SOLAR TÉRMICA


Informações Gerais - THERMIC SOLAR ENERGY

A energia solar pode ser  utilizada como fonte de calor para aquecimento ou para produção de eletricidade. Nos sistemas destinados ao aquecimento solar o calor é capturado por coletores solares instalados nos telhados de prédios ou residências para aquecer água. No interior dos coletores existem tubos por onde circula a água que é aquecida e depois armazenada em um reservatório. Esses sistemas têm como principal objetivo aquecer a água utilizando diretamente o calor do sol, de forma relativamente simples, limpa e com eficiência, promovendo uma redução na utilização de outras fontes energéticas como o gás natural, o carvão e a energia elétrica. 


Sistema doméstico para aquecimento de água



No entanto, o calor do Sol pode também ser utilizado com a finalidade de produzir energia elétrica. Isso torna-se possível com as usinas solares térmicas, que captam e concentram o calor para aquecer o fluído. Esse princípio é semelhante ao utilizado para aquecer água em residências. O calor é levado por meio do fluído até uma central geradora, onde é empregado para produzir vapor d'água e acionar uma turbina acoplada a um gerador elétrico. 


Usina Solar com torre de concentração


Tecnologia parabolic trough



Atualmente, existem diversos tipos de usinas solares térmicas, elas diferem-se de acordo com o sistema de captação e concentração empregado. Há os sistemas baseados em espelhos côncavos que refletem os raios solares e concentram o calor em uma tubulação. A temperatura de operação desses sistemas varia entre 100ºC a 400ºC. Outro tipo de sistema é baseado em espelhos parabólicos que concentram os raios solares em um ponto central, onde fica instalada uma capsula térmica. E um terceiro método baseia-se em um conjunto de espelhos planos que refletem os raios solares e concentram o calor em uma cápsula instalada no alto de uma torre. Os dois últimos tipos citados operam em uma temperatura superior a 400ºC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário