quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

MARACANÃ SOLAR

Energia limpa no palco da final da Copa de 2014



Os preparativos para que o Rio receba o Mundial de 2014 já estão a todo vapor e a Light não podia ficar de fora. Em tempos de conscientização ambiental e com a palavra “sustentabilidade” em alta, o uso de energia limpa se faz fundamental. Por isso, a Light e a EDF (Eletricité de France) firmaram uma parceria com o governo do Estado do Rio para implantação do projeto Maracanã Solar.

Palco da final da Copa, o icônico estádio receberá placas fotovoltaicas para a captação de energia solar, que serão instaladas em uma área de 2,5 mil m² sobre o anel de compressão, que suportará sua nova cobertura feita de lona tensionada. Assim, o teto do famoso “Maraca” terá capacidade para gerar 528 mil kwh por ano – cerca de 20% do que ele consome, o equivalente ao consumo anual de 240 residências. O investimento, avaliado em R$6 milhões, ainda evitará o despejo de 2,5 mil toneladas de gás carbônico na atmosfera.

A implantação do Maracanã Solar, aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), não afetará o projeto final nem o cronograma de obras. A energia limpa começa a ser gerada já no início do ano que vem. Além disso, os painéis também podem ser colocados em outras instalações do complexo, como o Maracanãzinho, o Parque Aquático Júlio de Lamare e Estádio de Atletismo Célio de Barro; e do entorno, como a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

A parceria ainda vai render R$ 10 milhões para serem investidos em projetos de eficiência energética em outras instalações públicas.

A Light está sempre trabalhando para gerar mais energia para você, o esporte e o meio-ambiente. E energia limpa! Tudo em busca de um planeta mais sustentável e melhor para todos. Faça você também a sua parte e vamos juntos torcer pelo Brasil!


Publicado em 17/01/12
Fonte: CONEXÃO LIGHT
Disponível em: http://conexaolight.com.br/01/maracana-solar-energia-limpa-no-palco-da-final-da-copa-de-2014/

Nenhum comentário:

Postar um comentário